segunda-feira, 27 de setembro de 2021

PROGRAMAÇÃO de 04 a 06 de outubro!

Espetáculos imperdíveis! Tem palhaçaria? tem sim senhor!
Tem bonecos de material reciclável, orgânico, bonecos de luvas, marionetes...histórias da terra, da serra e do mar!


04/10/2021 segunda- feira 10:00hs 

Na Lona com Gengibre, Pimenta e Linguiça (Michelle Borgo e Rafa Nepel / Cia Sonora/ Curitiba/PR/Brasil)

 

NA LONA GENGIBRE, PIMENTA E LINGUIÇA Cia sonora

O circo dos palhaços: Gengibre e Pimenta é um carrinho de catadores de material reciclável, e nele há espaço para a imaginação mergulhar e brincar com números de palhaço e teatro de bonecos.

Apresentação de mágica e equilibrismo elas trazem a alegria e inocência do circo e com os bonecos criam um mundo fictício e lírico: “As aventuras de Breno e Bia no fundo do mar”, que é o carro chefe desta grande brincadeira do jogo teatral. A linguagem para encenar o mar é onírica, criada pela atmosfera da musicalidade e do Teatro de Formas Animadas: bonecos feitos de materiais recicláveis, de manipulação de vara e manipulação direta que ganham vida na mão das atrizes/palhaças: sereia, Poseidon, peixes-falantes, siris, e até o terrível monstro do lixo. O resultado é humor, poesia e encantamento nas imagens e na sonoridade.

ODS

12 CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

12.5 Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso

12.8 Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza

14 VIDA NA ÁGUA

14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. 

LIVRE

Produção: Cia Sonora

Texto e encenação: Tina de Souza

Elenco: Rafa Nepel e Michelle Borgo

Música ao vivo com Beto Collaço

Bonecos: Edson Naindorf

Figurino: Michelle Borgo

Luz: Alan Cristian

Fotos: Tiago Alvarez 

 

04/10/2021 segunda- feira 15:00hs 

O VELHO LOBO DO MAR (William Sieverdt e Tatiane Mileide Danna/ Trip Teatro/ Rio do Sul/SC/Brasil)

O VELHO LOBO DO MAR -Trip Teatro
Perdido em uma ilha esquecida em algum lugar do Atlântico, seja subindo em um coqueiro atrás de alimento, tentando convencer uma minhoca a ir para o anzol, em busca de um tesouro ou até mesmo fazendo amizade com uma orca, Charlie mostrará a todos que para tudo na vida há uma saída e que por isso ele é conhecido pelos Sete Mares como “O Velho Lobo do Mar”.

O Velho Lobo do Mar é o mais antigo espetáculo em atividade do repertório da Trip Teatro, companhia profissional criada e estabelecida em Rio do Sul SC desde 1989.

A obra teve sua estreia em 1996 e desde então já realizou mais de 5.000 apresentações por todos os estados brasileiros e em outros 14 países de três continentes (América do Sul, Europa e Ásia).

Em 2011 virou livro, lançado pela Editora Paulus, de São Paulo.

Participou de importantes eventos do gênero no Brasil e exterior, como festivais de teatro, mostras artísticas, eventos literários e projetos de circulação, conquistando sucesso de público e crítica.


ODS

12 CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

12.5 Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso

12.8 Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza

14 VIDA NA ÁGUA

14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15 VIDA TERRESTRE

15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

15.3 Até 2030, combater a desertificação, restaurar a terra e o solo degradado, incluindo terrenos afetados pela desertificação, secas e inundações, e lutar para alcançar um mundo neutro em termos de degradação do solo.


LIVRE


Ficha Técnica

Concepção, Direção Willian Sieverdt

Cenografia Paulo Nazareno

Construção do Boneco Charlie Margareth Rahn

Figurino e bonecos em tecido Maria Sieverdt

Atuação Willian Sieverdt (ator-animador)

Operação de Som e Luz Tati Mileide Danna


05/10/2021 terça- feira 10:00hs 


ESPÍRITOS DA FLORESTA: UM TOQUE DO FOLCLORE BRASILEIRO (Elder Kloster/ Cia Elder Kloster/ Curitiba/PR/Brasil)

ESPÍRITOS DA FLORESTA: UM TOQUE DO FOLCLORE BRASILEIRO

Cia Elder Kloster


Frente ao caos sempre existirá uma esperança. Existem muitas coisas entre a cidade e a floresta que o homem moderno (e ingênuo) não faz ideia.

Durante uma chuva forte, quem ajuda os pássaros e seus ninhos? Onde se escondem os animais no momento de um vendaval? Quais as defesas das árvores durante o fogo? A vida no planeta operava em harmonia, todo o necessário se encaixava e existia. O homem sem ter consciência desse equilíbrio perfeito, decide "colocar ordem" nessa harmonia: ele produz, ele caça, ele contamina, ele mata. E,

pasmem, ele se diz "feliz".

Espíritos da Floresta é um espetáculo de teatro de bonecos, sem falas e empolgante trilha sonora, que vem apresentar alguns responsáveis por este equilíbrio e como a luta deles se tornou incansável... até mesmo com o advento do mundo tecnológico. Venha se surpreender e se encantar com estes grandes seres do folclore brasileiro.


ODS

12 CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

12.5 Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.

12.8 Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para

o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza.

13 AÇÃO CONTRA MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA

13.3 Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima.

14 VIDA NA ÁGUA

14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15 VIDA TERRESTRE

15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.


LIVRE


Ficha Técnica

Diretor e Bonequeiro: Elder Kloster

Sonoplastia: Alan Cesar Soares

Iluminação: Lourenildo Macedo

Fotografia: Maísa Matos

Direção de Produção: Giselle Semicek

Assessoria de imprensa: Giselle Semicek


05/10/2021 terça- feira 15:00hs 


PACHAMAMA (Mariza Basso/ Cia Mariza Basso Formas Animadas/ Bauru/SP/Brasil)


PACHAMAMA - Cia Mariza Basso Formas Animadas


Tupã com seu próprio pensamento criou Petenguá, o cachimbo sagrado, e nele soprou o espírito de Nhandessi ou Pachamama – a Mãe Terra. Pachamama é a Deusa da Fertilidade e na linguagem Quéchua dos povos indígenas da América do Sul significa Pacha-universo, mundo, tempo, lugar e Mama – Mãe - Mãe Terra.

No espetáculo Pachamama aparece na forma de uma velha composta por galhos que exalta a natureza em canto ritual com os quatro elementos: terra, água, fogo e ar; o espetáculo narra à história da criação do mundo através de referências extraídas de lendas indígenas, mostra o surgimento dos seres da natureza e dos primeiros humanos: Tupã Mirim e Mavutzinim e de seus filhos Nahnderu-Guaçu e

Nanderykei inimigos desde a infância. Os irmãos enfrentarão vários conflitos de ódio até descobrirem que somente o amor poderá salvar Pachamama da destruição.


ODS

15 VIDA TERRESTRE

15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.


LIVRE


Ficha Técnica


Técnica: manipulação direta

Direção Geral, concepção, sonoplastia: Mariza Basso

Elenco - solista: Mariza Basso

Direção de cena: Marcio Pimentel

Iluminação: Marcio Pimentel e Thiago Neves

Cenografia: o grupo

Criação dos Bonecos: Catin Nardi

Pesquisa dramatúrgica: Héctor López Girondo (em memória)

Preparação vocal: Paula Velozo

Designer Gráfico: Emerson Gomes Vanderlei

Produção: Marcia Basso


06/10/2021 quarta- feira 10:00hs 

ARAÚJO TEODORO E OFÉLIA FLORINDA (Beto Hinça/Beto Hinça Teatro de Marionetaes/ Curitiba/PR/Brasil)


ARAÚJO TEODORO E OFÉLIA FLORINDA

Beto Hinça Teatro de Marionetaes


ARAUJO E OFÉLIA é um espetáculo de animação destinado ao público de todas as idades. Conta a história de Araújo e Ofélia em três fases das suas vidas.

Na infância os protagonistas brincam e divertem-se. Já na adolescência, descobrem a paixão que nutrem um pelo outro, mas Ofélia parte para bem longe com a família.

Reencontram-se já na velhice e a antiga paixão renasce entre eles.

O espetáculo fala de amizade, de amor e da preservação da natureza.


ODS

3. SAÚDE E BEM ESTAR

3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades

4. EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos

4.7 Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável

13 AÇÃO CONTRA MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA

13.3 Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima

15 VIDA TERRESTRE

15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

15.3 Até 2030, combater a desertificação, restaurar a terra e o solo degradado, incluindo terrenos afetados pela desertificação, secas e inundações, e lutar para alcançar um mundo neutro em termos de degradação do solo


LIVRE


Ficha Técnica


Criação, direção e interpretação: Beto Hinça

BONECOS : Beto Hinça

Técnicas de manipulação: Bonecos de luva (títeres), Bonecos de vara (marotte) e silhuetas.


06/10/2021 quarta- feira 15:00hs 


O COELHO E A TARTARUGA (Claudio Miiller/ Cia Miiller Teatro de Bonecos/ Curitiba/PR/Brasil)


O COELHO E A TARTARUGA - Cia Miiller Teatro de Bonecos

Uma adaptação criativa e divertida sobre a fábula de Esopo e La Fontaine “A Lebre e a

Tartaruga”.

Os animais vivem tranquilos na floresta até que situações de perigo começam a

quebrar a sua harmonia: incêndio, desmatamento, etc.

Todos se sentem em perigo, menos o coelho que credita sua tranquilidade a sua habilidade

e velocidade. Suas declarações são cada vez mais repetidas e começam a assumir

característica de arrogância, incomodando os outros animais. Uma pacata, mas segura

tartaruga, resolve desafiá-lo para uma corrida.

No final, vitória da Tartaruga, fruto de sua inteligência e planejamento,

em confronto ao excesso de confiança e displicência do Coelho.


ODS

13 AÇÃO CONTRA MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA

13.3 Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima

15 VIDA TERRESTRE

15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

13.3 Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima.


LIVRE


Ficha Técnica


Produção: Cia. Miiller Teatro de Bonecos.

Texto original: La Fontaine e Esopo

Adaptação do texto, direção, bonecos, figurinos e cenografia:

Claudio Miiller

Elenco: Claudio Miiller, Gilberto Hinça.

Fotografia: Juliane Stanczyk

Cenotécnico: Edson Naindorf

Trilha sonora: Pedro Kobachuk



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